quarta-feira, 12 de maio de 2010

A PROFESSORA MÔNICA

Certa vez, num lugar afastado do centro da cidade, aconteceu um fato que os moradores se recordam até hoje.

A professora Mônica chegou atrasada para dar aula aos seus alunos que já a esperavam dentro da sala. Era uma manhã gelada d e de garoa fina. Nem passou pela sala dos professores, foi direto para a sala de aula:

-Bom dia, meus queridos. Desculpem o atraso.

-Bom dia, professora. –Responderam alguns alunos.

A professora Mônica pediu para que eles formassem um círculo com as carteiras, pois iria dar uma aula diferente naquele dia.

Os alunos gostavam de “aulas diferentes”.

Rapidamente sentaram-se em círculo e a professora também ocupou uma das carteiras do círculo:

-Gente, -começou ela – quero que cada um de vocês me conte alguma coisa boa que fizeram ontem para alguém.

Todos pararam pensativos, tentando lembrar do dia anterior.

Andressa, uma aluna muito esperta, começou:

-Professora, eu lavei toda a roupa pra minha mãe. Ela ficou muito contente comigo quando chegou do trabalho.

-Muito bem Andressa! Parabéns. –Disse a professora.

Ronaldo também falou:

-Professora, ontem eu dei a metade do meu chocolate para o Adriano na hora do recreio.

-Que legal, Ronaldo. –Sorriu a professora.

Jocélia falou:

-Eu fiz a mamadeira do meu irmãozinho porque minha mãe tava com ele no colo.

A professora ia elogiando a todos.

Romoaldo disse:

-Eu, ontem, achei um cachorrinho na rua e levei ele pra minha casa, agora ele é meu e eu vou cuidar dele.

Vanessa apartou:

-A professora disse para contarmos algo de bom que fizemos para alguém e não para um animal.

A professora acudiu Romoaldo:

-Não Vanessa, não diga isso, porque cachorro também tem vida e sentimentos, então podemos dizer que o Romoaldo fez uma coisa bacana.

Priscila perguntou:

-Professora, a senhora está tão pálida hoje! O que aconteceu?

-Eu estou pálida? Nem percebi! Mas vamos continuar. E você Priscila? O que fez de bom ontem?

-Bom... –Começou Priscila- Não sei se conta, mas eu ajudei a professora de matemática a levar suas coisas para o carro.

-Muito bem. É claro que conta.

Samuel disse:

-Eu não lembro nada de bom que eu fiz ontem para alguém!

-Você me deu uma bala, lembra? –Comentou a professora Mônica.- Fazer coisas boas não quer dizer coisas grandiosas. Nas pequenas coisas, nos sentimentos que temos de bom... Tudo isso conta. Tudo o que fazemos de bom, conta. Devemos todos os dias dizer um “obrigado” a alguém... Um “eu te amo” para alguém. Todos os dias são bons para refletirmos sobre quantas coisas boas fizemos ou podemos fazer para deixar alguém feliz”

-Ah! É mesmo, mas foi só isso.

-E já está muito bom. – Disse a professora.

A conversa continuava enquanto lá fora o vento soprava forte fazendo a garoa escorrer pela vidraça.

Todo mundo lembrou de alguma coisa boa que fez. Todos estavam gostando daquela “aula diferente”.

-E a senhora, professora? O que fez de bom para alguém ontem?

-Bom, eu estava morrendo de saudades dos meus pais e fui visitá-los depois da aula. Foi maravilhoso, dei muitos beijos e abraços nos meus dois “velhinhos” dizendo que os amo muito. Não sei... De repente me deu essa vontade de abraçar e beijar também minha filha, meu filho e meu marido e dizer que os amo demais. Aliás, devíamos fazer isso todos os dias: Dizer às pessoas que as amamos. Por exemplo: Eu amo todos vocês. Cada um de vocês é um pedacinho da minha história.

De repente alguém bateu na porta e entrou. Era a Diretora com ar de tristeza, quase chorando. Estranhou a sala em círculo.

-Com licença, pessoal, desculpem não ter vindo aqui antes, mas tenho uma péssima notícia para vocês.

Todos estavam curiosos e a Diretora prosseguiu:

-Recebemos uma notícia esta manhã de que a professora Mônica deslizou com seu carro pela pista molhada, saiu em ziguezague pela pista molhada e bateu com seu carro de frente com um caminhão que não conseguiu frear. Infelizmente a professora teve morte instantânea.

Todos, boquiabertos, olharam para o lugar onde a professora estivera conversando com eles todo aquele tempo e ela não estava mais ali, viram uma fugaz “fumacinha” branca se dissipando no ar.

Um comentário:

  1. hihihi essa eu gostei ... um ultimo conselho ... coisa de professor mesmo né rsrs

    ResponderExcluir